quinta-feira, 12 de março de 2015

Storyboard aplicado ao ensino





No ensino, os Storyboard oferecem múltiplas opções, quer ao docente quer aos alunos, como por exemplo a possibilidade de os alunos se expressarem sob a forma de imagem – banda desenhada sem legenda, estruturas e funções simbólicas. Dá oportunidade aos alunos que, pela sua timidez ou pela falta de oportunidade, não se expressam de uma forma verbal dentro da sala de aula, além de potenciar a compreensão e verbalizar a emoção.


Os Storyboards permitem a continuação das aulas para além do edifício físico que é a escola, aproveitando e desenvolvendo o gosto dos alunos pelas novas formas de comunicação e interatividade, apelando à expressão emocional da visualização.

Potencia a sedimentação de conteúdos educativos através de fichas de trabalho, fotografias sugestivas, sugestões de leitura e escrita, resolução de problemas matemáticos e científicos, através de uma sequência de imagem, símbolos ou desenhos e permite ainda, envolver o aluno fazendo com que ele se torne parte efectiva da construção e desenvolvimento dos saberes.

É uma ferramenta de diálogo e partilha entre os colegas quer da mesma disciplina, quer de outras áreas disciplinares, proporcionando o debate, a troca de ideias, emoções e de experiências, o enriquecimento do portfólio, contribuindo assim para o enriquecimento contínuo do professor e do aluno.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha as tuas ideias e experiências.