No ensino, os Blogues oferecem múltiplas opções, quer ao docente quer aos alunos, como por exemplo a possibilidade de os alunos apresentarem um banco de dúvidas que, ou pela sua timidez, ou pela falta de oportunidade não apresentaram dentro da sala de aula.
Os Blogues permitem a continuação das aulas para além do edifício físico que é a escola, aproveitando e desenvolvendo o gosto dos alunos pelas novas formas de comunicação e interatividade.
Os Blogues são um espaço privilegiado de diálogo, potenciam a sedimentação de conteúdos educativos através de fichas de trabalho, fotografias sugestivas, vídeos, sugestões de leitura e escrita, resolução de problemas matemáticos e científicos.
Os Blogues permitem ainda, a divulgação das atividades de grupo da turma e dos projetos da escola extracurriculares, envolvendo o aluno fazendo com que ele se torne parte efetiva da construção e desenvolvimento desta ferramenta.
Os Blogues são também um espaço de diálogo e partilha entre os colegas, quer da mesma disciplina, quer de outras áreas disciplinares, proporcionando o debate, a troca de ideias e de experiências, o enriquecimento do portfólio, contribuindo assim para o enriquecimento contínuo do professor e do aluno.

Destaco a ideia de um "espaço de diálogo e partilha" como um dos principais benefícios dos blogues educacionais.
ResponderEliminarAtravés do blogue, o professor pode divulgar e partilhar materiais didáticos, que permitem aprofundar e consolidar as aprendizagens dos alunos.
Destaco a ideia de um "espaço de diálogo e partilha" como um dos principais características dos blogues educacionais.
ResponderEliminarAtravés do blogue, o professor pode divulgar e partilhar materiais didáticos, que permitem consolidar e aprofundar as aprendizagens dos seus alunos.
Sara Martins
Um blog pode ganhar asas e tornar-se maior que o "Mundo". Na educação temos o caso do Blog de Arlindo que constitui atualmente uma autoridade para todos aqueles que pretendem estar atualizados no que toca à carreira docente.
ResponderEliminarTendo em conta o interesse acentuado dos alunos pelas tecnologias e pela partilha em redes sociais, sem dúvida que um Blogue pode ser uma ótima forma de comunicar com os mesmos e até com os encarregados de educação.
ResponderEliminarParabéns. Pelo que vi o blogue parece muito interessante. Sou fã há muito de alguns blogues que tratam temos do meu interesse e sempre tive vontade de conseguir criar o meu próprio. Espero que, com tanta inspiração, consiga produzir algo não só minimamente atrativo mas também com alguma utilidade. Para os alunos é sempre muito atrativo a utilização de recursos digitais e os blogues sempre me pareceram uma ótima ferramenta.
ResponderEliminarEstou completamente de acordo. A minha prática letiva já se baseia também no uso do Blog que se tornou uma ferramenta indispensável.
ResponderEliminarJoão Pedro Ribeiro
Excelente! O blogue permite desenvolver um trabalho de clarificação de ideias quanto às aprendizagens e aos modos como as mesmas se processam.
ResponderEliminarExcelente! O blogue permite desenvolver um trabalho de clarificação de ideias quanto às aprendizagens e aos modos como as mesmas se processam.
ResponderEliminarExcelente! O blogue permite desenvolver um trabalho de clarificação de ideias quanto às aprendizagens e aos modos como as mesmas se processam.
ResponderEliminarConsidero os blogues uma mais-valia que vai complementar o trabalho na sala de aula.Estou motivada a usar mais esta ferramenta que considero bastante apelativa para os jovens de agora.
ResponderEliminarGabriela Ribeiro
O blogue é, realmente, um espaço de partilha, capaz de prolongar a aprendizagem para lá das quatro paredes da sala de aula.
ResponderEliminarOs blogues surgem como uma mais valia no dia a dia escolar, na dialética entre professor e aluno, no clarear e na partilha de ideias. É um espaço que permite a troca de saberes ao qual podes aceder em qualquer lugar. Vivemos na sociedade de informação.
ResponderEliminarTeresa Santos
Nos dias de hoje, com a evolução da tecnologia há necessidade de adaptar novos recursos na aprendizagem, estimulando os alunos por um lado, a adquirir conhecimento de uma forma mais atual e por outro, a desenvolver atitudes de cidadania. Os Blogs sendo um local de partilha, pode ser usado certamente como um recurso educativo ou estratégia pedagógica, devidamente orientado.
ResponderEliminarOs blogues são espaços privilegiados de partilha de informação com a vantagem de quebrar as barreiras tradicionais do espaço e tempo. Um blogue pode ser o resultado de um trabalho colaborativo entre pais, alunos e professores, tornando- se uma mais valia na construção do conhecimento.
ResponderEliminarO blogue é, realmente, um excelente espaço de partilha.
ResponderEliminarOs Blogs sendo um local de partilha, pode ser usado como um recurso educativo ou estratégia pedagógica, devidamente orientado.
ResponderEliminarOs alunos poderão partilhar experiências, aceder e rever de forma mais dinâmica e sempre que quiserem conteúdos abordados na sala de aula, ou complementarem esses conhecimentos acedendo a mais informações, clicando em links colocados para esse efeito.
O blogue é, realmente, um espaço de partilha que potencia o ensino.
ResponderEliminarO blog efetivamente é uma ferramenta promotora de um ensino mais dinâmico, uma estratégia inovadora que potencia junto dos alunos uma aprendizagem mais ativa, divertida e motivadora para um maior desempenho e sucesso escolar.
ResponderEliminarPerfeitamente de acordo; além disso a partilha poderá ser por meios diversificados, seja a escrita, o som ou o vídeo, por exemplo.
ResponderEliminarPartilho da opinião. Um blogue motiva os alunos r traz grande mudanças no modo de aprender e no gostar de aprender.
ResponderEliminarAo participar ativamente no blog, os professores têm a possibilidade de ver a opinião dos alunos a respeito de diversos assuntos e até mesmo como os alunos o veem fora da sala de aula.
ResponderEliminarNa era das Novas Tecnologias, aí está o Bologue como janela aberta ao e para o mundo. De facto, o Blogue, devido ao seu formato, desperta maior curiosidade e interesse nos alunos para estes fazerem as suas pesquisas.
ResponderEliminarNa era das Novas Tecnologias, aí está o Blogue como janela aberta ao e para o mundo. Devido ao seu formato, é um meio muito atrativo para os alunos fazerem as suas pesquisas.
ResponderEliminarPara mim, os blogues são uma ferramenta crucial nesta era digital, indo ao encontro dos interesses e expectativas dos nossos jovens. Com eles, podemos podemos potenciar o nosso ensino-aprendizagem e podemos evoluir num diálogo aberto de partilha e aculturação constantes.
ResponderEliminarPara mim, os blogues são uma ferramenta crucial nesta era digital, indo ao encontro dos interesses e expectativas dos nossos jovens. Com eles, podemos potenciar o nosso ensino-aprendizagem e podemos evoluir num diálogo aberto de partilha e aculturação constantes.
ResponderEliminarPara mim, os blogues são uma ferramenta crucial nesta era digital, indo ao encontro dos interesses e expectativas dos nossos jovens. Com eles, podemos potenciar o nosso ensino-aprendizagem e podemos evoluir num diálogo aberto de partilha e aculturação constantes.
ResponderEliminarParece-me oportuno apresentar como comentário infra, a minha resposta à questão 1 da Ficha de Trabalho 1: "Numa primeira abordagem, a utilização de um blogue poderá motivar os alunos a procurarem participar em tarefas e desafios propostos através do blogue. Ao mesmo tempo, constituirá um espaço dinâmico e partilhado, criando laços numa continuidade pedagógica fora do âmbito do espaço físico escolar."
ResponderEliminarDalila Delgado
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarO blogue veio revelar-se uma ferramenta ótima para o trabalho do professor e dos seus alunos. Para estes, dado o lado atrativo e dinâmico do blogue, trata-se de um espaço de diálogo, de partilha e até de descoberta(s). Como referido no texto, constituirá igualmente um espaço de divulgação dos trabalhos da turma, de grupos que a constituem ou até dos alunos, de forma individual.
ResponderEliminarOs exemplos e argumentos apresentados neste texto sugerem a inscrição dos blogues numa articulação entre práticas, expectativas e estratégias de ensino já conhecidas. Esta lógica de complementaridade parece contribuir para pensar novas relações e possibilidades.
ResponderEliminarAbel Azevedo
Os exemplos e argumentos apresentados neste texto sugerem a inscrição dos blogues numa articulação entre práticas, expectativas e estratégias de ensino já conhecidas. Esta lógica de complementaridade parece contribuir para pensar novas relações e possibilidades.
ResponderEliminarUm blogue permite a criação de um espaço de partilha de saberes em que se pode estimular a aprendizagem pelo uso das novas tecnologias. Também permite um registo das nossas atividades como uma espécie de portfólio digital.
ResponderEliminarOs blogues são importantes ferramentas para a partilha de ideias e esclarecimento de dúvidas por parte do alunos, visto que permite continuar a divulgação da disciplina para além do espaço físico da sala de aula.
ResponderEliminarO uso de blogues está cada vez mais popular nas escolas, faculdades e universidades. Os blogues podem ser ferramentas úteis para compartilhar informações e dicas entre professores, fornecendo informações para os alunos, ou mantendo em contato com os pais. Servem também para reforçar aprendizagens em contexto de sala de aula.
ResponderEliminarComo docente das tecnologias de informação e comunicação, o blogue é mais uma ferramenta atrativa no processo ensino aprendizagem, estamos numa fase em que nem sempre é fácil captar atenção dos nossos alunos. Através dos blogues podemos proporcionar situações diversificadas de aprendizagem de forma a envolver todos os alunos, estimulando o desenvolvimento das suas capacidades e indo mais além na busca do conhecimento.
ResponderEliminarO que mais gostei deste artigo foi sem dúvida o primeiro parágrafo. Acho uma excelente ideia os alunos poderem colocar aqui questões, nas quais não tiveram tempo na aula ou que surgiram depois aquando do estudo.
ResponderEliminarOutra ideia, e foi esse o principal motivo que me leva a criar um blog, é ter um espaço de divulgação de projetos que vamos realizando na turma com eles.
O blogue parece-me ser, no contexto atual, uma ferramenta rica e poderosa, na medida em que permite alargar os horizontes de aprendizagem do aluno. Esta deixa de estar confinada ao espaço físico da sala de aula, e, por isso, é uma ferramenta cheia de potencialidades. Sendo bem construído, o blogue pode tornar-se numa enciclopédia de saberes que se trocam.
ResponderEliminarOs blogues são uma excelente ferramenta pedagógica. Os docentes podem trabalhar os diversos conteúdos disciplinares e, deste modo, disponibilizar mais informações aos seus alunos. Sem dúvida, os blogues constituem-se como uma estratégia de ensino-aprendizagem.
ResponderEliminarO Blogue é, sem dúvida, uma ferramenta que pode e deve ser utilizada em sala de aula. Abra-se a escola ao mundo real, derrubem-se barreiras dos santuários de 4 paredes...
ResponderEliminarUm blog permite ao professor por exemplo criar um espaço onde os alunos podem consultar informação, tirar dúvidas, assistir vídeos explicativos da matéria, procurarem resumos, fichas de trabalho, consolidar e até ir mais além em determinados conteúdos.
ResponderEliminarO blogue, como boa ferramenta de comunicação dinâmica, destaca-se pela utilidade, gratuitidade, interatividade e facilidade de uso. Ao nível da educação, é um verdadeiro espaço democrático para troca de saberes.
ResponderEliminarComo ferramenta de comunicação dinâmica, o blogue destaca-se pela utilidade, gratuitidade, interatividade e facilidade de uso. Ao nível da educação constitui um espaço democrático para troca de saberes.
ResponderEliminarOs blogues podem assumirem-se como "salas abertas" para os alunos. Nestas "salas abertas", os alunos podem ter acesso a diversos materiais que potencializam as suas aprendizagens, a saber: vídeos educativos, artigos científicos, aplicações interativas, fichas de trabalho, documentos com explicações adicionais, jogos e notícias educativas. Assim, os blogues podem ser "pontes" entre o trabalho desenvolvido nas salas de aulas e em contextos fora da sala de aula.
ResponderEliminarSara Martins (Os Blogues nas Ciências e Matemática - Braga)
Os blogues podem assumirem-se como "salas abertas" para os alunos. Nestas "salas abertas", os alunos podem ter acesso a diversos materiais que potencializam as suas aprendizagens, a saber: vídeos educativos, artigos científicos, aplicações interativas, fichas de trabalho, documentos com explicações adicionais, jogos e notícias educativas. Assim, os blogues podem ser "pontes" entre o trabalho desenvolvido nas salas de aulas e em contextos fora da sala de aula.
ResponderEliminarSara Martins (Os Blogues nas Ciências e Matemática - Braga)
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarOs blogues facilitam a comunicação tanto entre docente e aluno, como entre pares.
ResponderEliminarAtendendo ao interesse dos alunos pelas tecnologias e pela partilha, vai funcionar como um incentivo à aprendizagem, sendo um espaço privilegiado para encontrar materiais que complementam o trabalho de sala de aula.
Quanto à partilha entre pares, o blogue permite uma troca de experiências e saberes, enriquecendo globalmente o processo de ensino/aprendizagem.
Laurinda Afonso
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarO blogue é uma extraordinária ferramenta pedagógica, pois permite reforçar e complementar os conteúdos abordados nas aulas com recurso a materiais diversificados. Além disso, é um espaço privilegiado onde os alunos podem interagir, comunicar e partilhar ideias.
ResponderEliminarO Blogue é uma excelente ferramenta na educação. É fácil de usar e muito útil na partilha de ideias, permite reforçar aprendizagens desenvolvidas na de sala de aula e disponibilizar mais informações aos alunos.
ResponderEliminarO blogue é uma extraordinária ferramenta pedagógica, pois permite reforçar e complementar os conteúdos abordados nas aulas com recurso a materiais diversificados. Além disso, é um espaço privilegiado onde os alunos podem interagir, comunicar e partilhar ideias.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarO blogue tem um interesse especial para os alunos que, devido a doença, internamento ou viagens, estejam impedidos de se deslocar à escola, constituindo uma ferramenta simpática ao dispor do aluno, de modo a compensar um pouco as suas faltas através da interação com os colegas e professores, de forma prática e confortável em sua casa, no estrangeiro ou no hospital.
ResponderEliminarA construção e manutenção de um blogue constitui um recurso que permite uma maior motivação dos alunos pelas disciplinas que o possuem, potenciando o processo de ensino/aprendizagem à distância, através da disponibilização de recursos com conteúdos a abordar, ou reforçar os já abordados, levando a um ambiente educativo inovador e interativo na forma de interagir e comunicar com os alunos.
Carmezinda Ribeiro (Os Blogues nas Ciências e Matemática - Braga)
Concordo e destaco as ideias de que os blogues "potenciam a sedimentação de conteúdos educativos..." e de serem "a continuação das aulas para além do espaço físico que é a escola...".
ResponderEliminarDia após dia, verificamos um acesso e um interesse maior dos alunos pelas novas tecnologias por isso, os blogues são uma ferramenta que deverá ser explorada para se promover o ensino.
Eva Faria (Os Blogues nas Ciências e Matemática- Braga)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarDestaco a ferramenta blogue como algo que faz o ensino "voar" para fora das paredes físicas do imóvel ESCOLA.Esta modalidade permite aos alunos e professores em qualquer local poder fazer crescer o conhecimento bem como a partilha de interesses e opiniões, tornar o ensino atrativo e ilimitado.
ResponderEliminarA elaboração / manutenção de um blogue no processo de ensino torna-se uma ferramenta de trabalho que fomenta uma grande motivação nos alunos pelas temáticas que o constituem, fomentam o avanço no processo de ensino/aprendizagem à distância. Esta disponibilização de recursos permite uma partilha educativa, inovadora e dinâmica na comunicação com os alunos.
O Blogue é uma excelente ferramenta na educação. É fácil de usar e muito útil na partilha de ideias, permite reforçar aprendizagens desenvolvidas na de sala de aula e disponibilizar mais informações aos alunos.
ResponderEliminarO Blogue é uma excelente ferramenta na educação. É fácil de usar e muito útil na partilha de ideias, permite reforçar aprendizagens desenvolvidas na de sala de aula e disponibilizar mais informações aos alunos.
ResponderEliminarO blogue é um espaço de partilha, uma excelente ferramenta pedagógica que permite ao aluno, a qualquer hora e em qualquer lugar aceder a a materiais diversos, que potencializam a sua aprendizagem.
ResponderEliminarO blogue será uma outra ferramenta acessível de estender a aprendizagem para lá das paredes da sala de aula. Podemos passar algumas noções da matéria online. Será uma extensão da aula na qual podemos incluir exercícios, vídeos para que os alunos possam esclarecer o conteúdo explorado na aula e mesmo a divulgação de jogos, fichas formativas onde estão a aplicar o conceito abordado.
ResponderEliminarO processo de aprendizagem vem passando por fortes transformações. A escola de hoje não é a mesma onde comecei a leccionar… Estamos numa cultura digital. Nesse sentido, o uso de blogues será uma importante ferramenta que vem servir o ensino-aprendizagem.
As ferramentas tecnológicas são cada vez utilizadas como estratégia motivadora para a aprendizagem de temáticas por parte dos alunos. O blogue é uma ferramenta pedagógica que permite um reforço das aprendizagens adquiridas, ou não, na sala de aula. No blogue podem-se incluir materiais pedagógicos, que por falta de tempo, não podem ser integradas no decorrer da aula. O blogue permite uma interação com os alunos que querem saber mais, com aqueles que em sala de aula não se manifestam e até com outros docentes.
ResponderEliminarOs alunos costumam reagir muito bem à utilização de diferentes recursos digitais quando devidamente enquadrados, no seu processo de ensino-aprendizagem. Um blogue surge como uma excelente ferramenta digital, que entre outras funcionalidades, pode: facilitar a comunicação com os alunos, proporcionar a distribuição de material de apoio às aulas e ajudar na divulgação de conteúdos temáticos. Assim, através de um blogue podemos fazer com que os alunos ganhem ainda mais interesse e gosto por determinadas áreas. Servem como ferramenta útil de complemento ao trabalho desenvolvido na sala de aula. Podemos trocar informação com os alunos, recebendo feedback dos alunos ao que vai sendo postado nos blogues.
ResponderEliminarOs blogues no Ensino, são uma mais valia como espaço de partilha. Através do blogue, o professor pode divulgar e partilhar materiais didáticos, que permitem aos alunos consolidar e aprofundar as suas aprendizagens. Neste tipo de blogues pretende-se/deve-se fazer uma partilha de fichas de trabalho, vídeos, sugestões de leitura e escrita, resolução de problemas, desafios e curiosidades.
ResponderEliminarOs blogues podem ser muito úteis no processo ensino-aprendizagem.
ResponderEliminarOs blogues podem constituir uma ferramenta muito útil de partilha e troca de informação entre o professor e os seus alunos.
ResponderEliminarAtravés de um blogue, é possível transportar os alunos para uma outra dimensão da realidade, permitindo uma maior interatividade.
O blog permite num único local criar um espaço de partilha e encontro de toda a informação que se pretenda disponibilizar aos alunos como um grande, constante e mutável caderno digital.
ResponderEliminarAs tecnologias da informação e comunicação são realidades em que a escola e em particular os professores têm que apostar para ir ao encontro dos interesses e realidades dos nossos alunos e também como forma de motivação para a disciplina de matemática.
ResponderEliminarEm particular os blogues são um recurso bastante útil permitindo um acesso rápido dentro e fora da sala de aula onde os alunos podem ter acesso a materiais, esclarecer dúvidas e partilhar experiências quer com os colegas quer com o professor.
Na era das tecnologias os blogues são um instrumento de uma utilidade crucial para os jovens.
ResponderEliminarCom um blogue pretendo aumentar o processo de comunicação e interação com os meus alunos, enquanto recurso e estratégia educativa, de modo a potenciar espaços reflexão.
ResponderEliminarO blogue é realmente um excelente espaço de partilha e que pode ser utilizado pelo professor para dinamizar as suas aulas e promover o interesse dos alunos pelos conteúdos abordados. è um local onde os alunos podem partilhar conhecimentos, tirar dúvidas e colocar questões. Podem também complementar os seus conhecimentos acedendo a mais informações, clicando nos links colocados para essa finalidade.
ResponderEliminarOs blogues no Ensino, são uma mais-valia como espaço de partilha. Através do blogue, o professor pode divulgar e partilhar materiais didáticos, que permitem aos alunos consolidar e aprofundar as suas aprendizagens.
ResponderEliminar
ResponderEliminarO blogue é realmente um excelente espaço de partilha e que pode ser utilizado pelo professor para dinamizar as suas aulas e promover o interesse dos alunos pelos conteúdos abordados. è um local onde os alunos podem partilhar conhecimentos, tirar dúvidas e colocar questões. Podem também complementar os seus conhecimentos acedendo a mais informações, clicando nos links colocados para essa finalidade.
Destaco a ideia de “um espaço de diálogo e partilha” como um dos benefícios dos blogues educacionais. Na minha perspetiva, os blogues constituem tanto um meio fundamental de acesso à informação como um instrumento de transformação da informação e de produção de nova informação (seja ela expressa através de texto, imagem, som, dados, ou documentos multimédia e hipermédia). Os Blogues constituem, assim, uma linguagem de comunicação e um instrumento de trabalho essencial do mundo de hoje que é necessário conhecer e dominar. Mas representam também um suporte do desenvolvimento humano em numerosas dimensões, nomeadamente de ordem pessoal, social, cultural, lúdica, cívica e profissional.
ResponderEliminarA facilidade de criação e manutenção de um blogue e a existência de serviços gratuitos e de qualidade, bem como a crescente divulgação de perspetivas e experiências práticas da sua utilização ao nível de escolas dos diversos os níveis de ensino são um bom investimento neste sentido. O aumento das condições de acesso à Internet, nomeadamente com o projeto de colocar “banda larga” nas escolas e com o aumento do número de famílias com acesso à Internet a partir das suas residências é também um sinal positivo. Assim, é muito gratificante que os blogues tratem de temáticas com possíveis enquadramentos curriculares ou extracurriculares, que apresentem informação cientificamente correta e adequada aos níveis etários com os quais cada professor esteja a trabalhar e que seja da autoria e responsabilidade de pessoas e/ou instituições de mérito e credibilidade.
ResponderEliminarSem dúvida que, atualmente, as tecnologias digitais têm grande impacto na educação. Os blogues permitem desenvolver novas formas de aprendizagem e divulgação do conhecimento e estabelecer novas relações entre o professor e o aluno. Ajudam, também, a conhecer, a divulgar e partilhar o que de melhor se faz nas escolas.
ResponderEliminarCristina Ferreira
A utilização desta ferramenta de ensino à distância (blog) permite aos alunos/formandos a consolidação de conteúdos e temáticas a partir de um ambiente informal, no qual a possibilidade de interação inter-pares acrescenta mais valias consideráveis ao recurso. Havendo a necessidade de comentar e trocar ideias sobre um conteúdos, esta plataforma responder em pleno a essa necessidade, pois de uma maneira fácil e intuitiva consegue-se concluir o processo iniciado. Vejo com grande otimismo a utilização plena desta ferramenta, que em muitos campos se traduziu por ter alcançado patamares de concretização excelentes.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarConcordo plenamente. Os blogues no ensino são utilizados como um instrumento pedagógico no mundo da educação e permitem criar um espaço de verdadeira partilha e de interação entre todos aqueles que utilizam este recurso digital. Proporcionam uma maior aproximação entre os professores e os alunos, uma participação mais ativa por parte destes, a partilha de informação, uma maior diversificação de fontes do saber, criando novas e diferentes formas de aprender. Os blogues ampliam aprendizagens, estimulam a iniciativa e o sentido de responsabilidade sobre o que se publica e promovem a competência de reflexão e de síntese.
ResponderEliminarAna Paula Gonçalves
Introduzir novos métodos de ensino parece-me ser uma mais-valia no processo de ensino aprendizagem. Espero em breve constatar esse fato ao iniciar os meus alunos na participação em blogues de ensino.
ResponderEliminarOs blogues permitem a construção de novas pontes de comunicação entre um professor e seus alunos. Aqui todos podem colocar dúvidas e/ou esclarecimentos e assim se sentirão iguais não havendo espaço para que: um aluno tímido não fique à vontade como por vezes acontece no grupo turma; desistam por não dominar o vocabulário ou algum pormenor de tarefa pois podem pesquisar e ver propostas de abordagens em diferentes formatos e assim colmatar possíveis dificuldades.
ResponderEliminarO ensino e aprendizagem através dos Blogues é realmente uma ferramenta extremamente importante na era tecnológica em que vivemos. Atualmente, os nossos alunos aprendem bastante com as novas tecnologias. Este facto deve-se ao interesse que estas ferramentas suscitam nos alunos quer pela dinâmica, quer também, pela interatividade com os conteúdos que estão a adquirir.
ResponderEliminarProf. Fátima Sandra Pereira
Sendo um Blogue um espaço em constante construção e atualização, tal como a Ciência e a Tecnologia o são, será uma ferramenta muito interessante no ensino das Ciências. O aluno poderá explorá-lo no seu próprio tempo, onde mais lhe convier, e assim vai construindo o seu conhecimento.
ResponderEliminarO artigo “Os Blogues no Ensino” refere as principais características/vantagens de um blogue. Também identifico o blogue como uma ferramenta para dinamizar as aulas e conteúdos, de forma a abranger todos os alunos, quer os alunos com mais dificuldade em interagir na sala de aula quer os alunos mais tecnológicos.
ResponderEliminarPor vezes, a duração da aula não permite trabalhar todos os materiais sobre um tema. O blogue permite ao aluno interagir com os colegas e professor. A maior parte dos alunos não gosta de fazer TPC. A criação de um blogue vai inovar o trabalho que pode ser feito ou reforçado em casa de uma forma mais criativa e dinâmica para os alunos, sendo eles bastante tecnológicos é uma mais-valia na consolidação de conteúdos.
ResponderEliminarPor vezes, a duração da aula não permite trabalhar todos os materiais sobre um tema. O blogue permite ao aluno interagir com os colegas e professor. A maior parte dos alunos não gosta de fazer TPC. A criação de um blogue vai inovar o trabalho que pode ser feito ou reforçado em casa de uma forma mais criativa e dinâmica para os alunos, sendo eles bastante tecnológicos é uma mais-valia na consolidação de conteúdos.
ResponderEliminarParece-me uma excelente "ferramenta" de trabalho numa "época" em que, para os nossos alunos, tudo o que é interessante tem de incluir recurso a um smartphone e à internet. Pode ser uma forte motivação para aprender ou alargar as aprendizagens que tentamos potenciar em sala de aula.
ResponderEliminarParabéns pelo excelente artigo! Cada vez mais o papel do professor e os interesses dos alunos ultrapassam o espaço físico da sala de aula. Os blogues são uma forma privilegiada de manter vivo o o interesse dos alunos pela disciplina que ensinamos, pois através deles podemos facultar aos alunos exercícios, vídeos, jogos e outros materiais apelativos. Constituem também um excelente instrumento de partilha com outros colegas e restantes membros da comunidade educativa e da blogosfera. Ao visitar blogues como este e outros, sinto-me confiante para a criação do meu próprio blog educativo.
ResponderEliminarCreio que os blogues são uma ferramenta acessível de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, que potenciam a riqueza das interações, quer com os alunos, quer com os colegas. As trocas de informação são rápidas e apelativas para os alunos, o que vem ao encontro dos estilos de aprendizagem de muitos deles. Os blogues permitem consolidar e (até) atualizar informações fornecidas em contexto de sala de aula, e também abrem a possibilidade de "jogar com o factor surpresa", aguçando a curiosidade e a motivação dos alunos para os conteúdos das nossas disciplinas.
ResponderEliminarOs blogs no ensino parecem-me uma ferramenta fatástica, são de fácil acesso, resposta rápida e temos sempre tudo organizado, acessivel aos alunos onde quer que estejam. Acho que estimulam a participação dos alunos mais timidos ou com mais dificuldades de participação. Podemos colocar a informação necessária do tema e de seguida criar link ou o código de um desafio de um Kahoot para consolidar os conhecimentos.
ResponderEliminarOs Blogs são sem dúvida uma ferramenta muito interessante e inovadora para toda a comunidade educativa, contribuindo para o conhecimento de novas tecnologias e partilha de saberes.
ResponderEliminarEstou completamente de acordo. O caráter prático e interativo de um blogue pode ser usado na educação como uma ferramenta útil e dinâmica, complementar do ensino em sala de aula. Os blogues desenvolvem a interação, o espírito colaborativo e prendem a atenção no conteúdo. O uso do blogue na educação dá mais motivação aos envolvidos na atividade e desperta o interesse. O blogue pode ajudar a romper com a forma tradicional de ensino onde os alunos recebiam o conhecimento de forma passiva, como meros espetadores, passando a recebê-lo de forma cooperativa, colaborativa e interativa.
ResponderEliminarOs blogues são muito atrativos porque dispõe de ferramentas diversas e muito apelativas que permitem motivar os alunos mais facilmente, potenciando a sua participação e interação, facilitando a aprendizagem. Possibilitam uma inter-relação mais facilitadora entre quem transmite a informação e quem as lê, potenciando melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Através deste meio de comunicação cada aluno poderá aprender mediante o seu próprio ritmo e pode ainda derrubar handicaps, como a timidez de alguns alunos, em participar no contexto físico/presencial da turma. Os utilizadores interessados poderão partilhar/interagir entre si caso o desejem.
ResponderEliminarOs blogues podem funcionar como uma estratégia pedagógica e auxiliarem o processo de ensino e aprendizagem, onde os diversos assuntos que estão a ser discutidos em sala podem ser debatidos nestes ambientes de apoio pedagógico.
ResponderEliminarAo criarmos um blogue podemos partilhar, organizar de forma estrutural e cronologicamente os conteúdos/recursos disponibilizados, em formato digital ou através de links de sites selecionados. Podemos também estabelecer uma ligação controlada com os alunos/formandos, através dos seus comentários, partilha de experiências e ideias.
A forma como podemos disponibilizar informação, de acompanhar a sequência de assuntos tratados nas aulas e apresentar notícias recentes que apresenta relações com temáticas curriculares são uma mais valia dos blogues. O fato de que os alunos não necessitam de se inscrever em plataformas nem criar utilizadores para lerem os posts de professores e colegas é também um ponto em favor da utilização dos blogs. A facilidade de gestão, acessível a qualquer utilizador e a variedade de temas disponíveis permitem que a gestão dos blogs seja suficientemente apelativa à grande maioria das pessoas.
ResponderEliminarA versatilidade dos blogs, a possibilidade de serem adaptados a vários contextos educativos, tornam esta ferramenta, alianda as aplicações associadas e conteúdos multimédia como os do Youtube ou Scribd, um excelente aliado dos professores na motivação dos alunos para a aprendizagem.
Os blogues podem funcionar como uma estratégia pedagógica e auxiliarem o processo de ensino e aprendizagem, onde os diversos assuntos que estão a ser discutidos em sala podem ser debatidos nestes ambientes de apoio pedagógico.
ResponderEliminarAtravés de um blogue podemos partilhar, organizar de forma estrutural e cronologicamente os conteúdos/recursos disponibilizados, em formato digital ou através de links de sites selecionados. Podemos também estabelecer uma ligação controlada com os alunos/formandos, através dos seus comentários, partilha de experiências e ideias.
O blog permite dar voz às ideias, interesses e pensamentos. Podem ser utilizados para exposição de conteúdos curriculares ou que estejam interligados às matérias curriculares. Pode ainda ser utlizados como ferramenta que estimule a participação dos alunos, permitindo que estes comentem os posts ou, idealmente, que participem na produção de posts.
ResponderEliminarOs Blogs aplicados à sala de aula permitem um ensino de interesse e dinâmico, podendo reunir num único local diferentes ferramentas, desde vídeos a questionários online,sempre ao dispor de colegas e alunos. Isto permite a partilha, a troca de ideias e o crescimento do trabalho elaborado através dos comentários deixados/respondidos.
ResponderEliminarSublinho a identificação do blogue como “um espaço priviligiado de diálogo”, quer pela partilha que fomenta, quer pelo elevado interesse que a maioria dos nossos alunos apresenta face aos recursos tecnológicos.
ResponderEliminarO blogue, enquanto espaço de divulgação de informação cientificamente correta e adequada ao nível etário dos alunos, permite a continuação e ampliação do trabalho desenvolvido em sala de aula, potenciando o desenvolvimento de múltiplas competências.
Os blogues são uma ferramenta extraordinária nesta era digital, no sentido em que possibilitam transmitir e complementar informação que não é dada em sala de aula, devido ao fator tempo e à necessidade de cumprimento dos programas. Os blogues apresentam-se ainda como uma ferramenta promotora de um ensino mais dinâmico, uma estratégia inovadora que potencia junto dos alunos uma aprendizagem mais divertida, interessante, ativa, de diálogo, troca de saberes e motivadora para um melhor desempenho e sucesso escolar, ao qual se pode aceder a qualquer hora e em qualquer lugar.
ResponderEliminarOs blogues são uma ferramenta extraordinária nesta era digital, no sentido em que possibilitam transmitir e complementar informação que não é dada em sala de aula, devido ao fator tempo e à necessidade de cumprimento dos programas. Os blogues apresentam-se ainda como uma ferramenta promotora de um ensino mais dinâmico, uma estratégia inovadora que potencia junto dos alunos uma aprendizagem mais divertida, interessante, ativa, de diálogo, troca de saberes e motivadora para um melhor desempenho e sucesso escolar, ao qual se pode aceder a qualquer hora e em qualquer lugar.
ResponderEliminarO blogue nos dias de hoje é uma ferramenta na sala de aula que permite ensinar de forma divertida. Permite a liberdade na escrita : pensou , escreveu. É uma troca de ideias e de experiências no qual o professor partilha materiais pedagógicos para aprofundar e consolidar matérias com os seus alunos.
ResponderEliminarOs blogs permitem tornar visível a produção escrita dos seus autores dando assim “voz” às suas ideias, interesses e pensamentos. Participar num blog pode ser um estímulo à reflexão e produção escrita desde que exista uma orientação e acompanhamento nesse sentido. A escola e as actividades nela realizada ficam mais expostas ao escrutínio público mas também mais próximas das comunidades em que se inserem e abrem-se novas oportunidades para o envolvimento e colaboração de diversos membros dessas comunidades.
ResponderEliminarOs blogs permitem tornar visível a produção escrita dos seus autores dando assim “voz” às suas ideias, interesses e pensamentos. Participar num blog pode ser um estímulo à reflexão e produção escrita desde que exista uma orientação e acompanhamento nesse sentido. A escola e as actividades nela realizada ficam mais expostas ao escrutínio público mas também mais próximas das comunidades em que se inserem e abrem-se novas oportunidades para o envolvimento e colaboração de diversos membros dessas comunidades.
ResponderEliminarQuando pensei em usar um blogue como potenciador das aprendizagens tinha já construído uma imagem das possibilidades da ferramenta que aqui estão descritos, mas não me tinha ocorrido a possibilidade de criar um banco de dúvidas. Obrigada pela sugestão
ResponderEliminarSão muitas as vantagens do uso dos blogues na educação. Eles desenvolvem a interação, a autonomia, o espírito crítico e colaborativo dos alunos e prende a atenção no conteúdo uma vez que estão envolvidos no processo de construção coletiva do trabalho. Os blogs permitem o acesso a múltiplas, atrativas e variadas formas de aprendizagem, com o recurso a vídeos, imagens, textos, entre outros, e através da possibilidade de estabelecer ligações com outros links, tornando o trabalho mais dinâmico e interativo. Desta forma, o uso dos blogues na educação motiva mais os intervenientes envolvidos na atividade e desperta o interesse.
ResponderEliminarOs blogues vieram romper com a forma tradicional de ensino, na qual os alunos recebiam o conhecimento de forma passiva, deixando de ser meros expectadores, para passarem a ser exploradores e criadores de um ensino inovador. Com o recurso aos blogues, eles passam a ser autores e coautores do seu conhecimento, de forma cooperativa, colaborativa e interativa.
O blog permite dar voz às ideias, interesses e pensamentos. Podem ser utilizados para exposição de conteúdos curriculares ou que estejam interligados às matérias curriculares. Pode ainda ser utlizados como ferramenta que estimule a participação dos alunos, permitindo que estes comentem os posts ou, idealmente, que participem na produção de posts.
ResponderEliminarArtigo sucinto, muito interessante, abordando várias vantagens da utilização dos Blog no espaço do ensino e aprendizagem. Neste artigo, gostaria de destacar o “espaço de diálogo e partilha” entre todos os alunos e com o professor, já que viabiliza a extensão da sala de aula, a continuação das atividades letivas de forma interactiva e continuada da qual os alunos tanto gostam. No entanto, estes pressupostos podem cair por terra se não houver mudança na postura do professor.
ResponderEliminarUm blog permite alargar horizontes no ensino da matemática, potenciando o gosto por esta disciplina, de uma forma apelativa, crítica e criativa e que vai ao encontro do desenvolvimento da era digital. Contempla várias formas de estar, respeitando os ritmos de cada indivíduo (aluno ou professor) e permite uma interacção entre todos, que melhora a auto estima e, consequentemente, a aprendizagem. Considero que pode ser utilizado em espaço exterior à escola, mas também na própria sala de aula.
ResponderEliminarTendo em conta a influência exercida pela tecnologia sobre a juventude a utilização de um blog é sem dúvida uma forma de trabalhar conteúdos de forma mais atrativa.
ResponderEliminarOs blogues no ensino parece-me uma forma de cativar os alunos para o ensino e para a aprendizagem. É ou poderá ser um complemento ao que aprendem em aula.
ResponderEliminar4- Os blogues são uma ferramenta, como tantas outras, que permite interagir com os alunos de forma não presencial. Com a disseminação da tecnologia, nomeadamente a internet, esta ferramenta permite ao docente disponibilizar informação para os seus alunos, complementando a tradicional aula presencial.
ResponderEliminarDada a sua simplicidade de criação e manutenção é a ferramenta ideal para os docentes menos familiarizados com a tecnologia se iniciarem nesta nova "evolução" do ensino a que atualmente assistimos.
A procura de soluções que motivem os nossos alunos para o ensino/estudo faz com que nos aproximemos das tecnologias. Na mão da maioria dos alunos está sempre um telemóvel, o que obriga a repensar a forma de os motivar para o ensino. Muitas são as abordagens/formas de utilizar em favor do ensino aquilo que a informática nos permite. Os Blogs são sem dúvida uma das ferramenta que permite partilhar de uma forma mais atrativa as atividades/tarefas/conteúdos
ResponderEliminarou vídeos/imagens, são assim um excelente recurso.
Conteúdos disponíveis 24/7, aos quais os alunos podem aceder pelo seu smartphone.
ResponderEliminarSubstitui o papel e, caso haja algum erro na publicação, facilmente o autor corrige esse erro.
Penso que o blogue para além de ser um instrumento motivador para os alunos é uma outra forma de aprender, ensinar, partilhar e de comunicar.
ResponderEliminarPrincipalmente e especialmente na situação inédita que estamos a viver, verifica-se que o recurso às novas tecnologias no ensino, nomeadamente os blogues são de grande utilidade e pertinência. Permitem complementar o ensino à distância, lugares onde se pode aprender, ensinar, partilhar, comunicar e publicar.
ResponderEliminarConcordo em absoluto! Penso que os blogues são uma das várias ferramentas válidas ao nosso dispor hoje em dia para potenciar as aprendizagens dos nossos alunos. Sigo vários blogs, mas nunca criei um. Espero no final desta formação estar mais apta para este desafio!
ResponderEliminarO blogue é uma ferramenta que auxilia o professor em todo o processo de ensino e aprendizagem. A facilidade no acesso e na iteração por parte dos alunos torna-o uma peça que poderá ter um papel muito importante nos percurso do estudante.
ResponderEliminarVejo que os blogues apresentam imenso potencial para a utilização no contexto do ensino, tanto do ponto de vista dos docentes como do ponto de vista dos alunos.
ResponderEliminarOs blogues permitem a consolidação dos conteúdos programáticos e apelam ao diálogo entre docente(s) e alunos, facilitando o esclarecimento de dúvidas e o desenvolvimento do espírito crítico e da criatividade.
Os blogues são também um espaço privilegiado de partilha de conhecimento, opiniões e recursos.
Os blogues permitem, assim, uma extensão do espaço sala de aula e uma abertura de horizontes que, sem eles, não seria possível.
Com a crescente utilização das tecnologias e o interesse acentuado dos alunos pelas mesmas, o blogue pode ser uma excelente ferramenta para trabalhar com os mesmos. Com a partilha do mais diversificado material e com a partilha das suas opiniões sobre os temas/conteúdos é possível um trabalho mais interativo e dinâmico. Os blogues são um excelente espaço de interação, construção e partilha de conhecimentos.
ResponderEliminarConcordo Plenamente.
ResponderEliminarA criação de um blogue e a divulgação do mesmo, cria condições facilitadoras e motivadores do desenvolvimento de inúmeras competências quer no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação, quer ao nível das competências de comunicação escrita.
Cidália
Concordo Plenamente.
ResponderEliminarA criação de um blogue, e a divulgação do mesmo, cria condições facilitadoras e motivadores do desenvolvimento de inúmeras competências quer no domínio das Tecnlogias de Informação e Comunicação, quer ao nível das competências de comunicação escrita.
É cada dia mais crescente o uso de tecnologias na sala de aula, pode ser um grande aliado nas aulas, podendo ajudar na fixação do conteúdo e na estimulação dos alunos.
ResponderEliminarCidália Pereira
Se tivermos acesso a um dispositivo com ligação à internet temos logo a possibilidade de interagir com outras pessoas. Neste contexto, os blogues são uma ferramenta de comunicação e de interação, pois facilitam a transmissão e a partilha de ideias. Os nossos alunos, estando cada vez mais ligados às tecnologias e às partilhas nas redes sociais, certamente irão julgar bastante atractiva a utilização de um blogue com materiais didáticos que os poderá ajudar a consolidar aprendizagens. É uma ferramenta com futuro…
ResponderEliminarConcordo. Os blogues podem ser um complemento às atividades presenciais em contexto de sala de aula. Os alunos têm novas formas de participar na construção das suas próprias aprendizagens, dadas as possibilidades de acesso a múltipla informação útil e especializada. E poderem beneficiar de melhor interação com o professor e com os colegas.
ResponderEliminarConsidero os Blogues muito úteis como espaço de partilha entre o professor e os alunos de forma mais dinâmica. Torna-se possível aceder a muita informação desde testes, fichas, simulações e apresentações eletrónicas. Acho uma excelente ideia os alunos poderem colocar questões, nas quais não tiveram tempo na aula ou que surgiram depois aquando do estudo.
ResponderEliminarOutra ideia é ter um espaço de divulgação de informação científica importante.
Os blogues são um espaço de partilha muito interessante para alunos e professores. O meu objetivo na criação de um blogue é permitir que os alunos possam ter acesso a múltiplas funcionalidades nomeadamente apresentações, simulações e testes em kahoot e ainda artigos cientificos que eles poderão comentar.
ResponderEliminarO texto apresentado resume de uma forma objetiva as potencialidades dos Blogues. Fica para mim claro e apesar de concorrer com outras plataformas de aprendizagem que os Blogues permite uma aprendizagem com múltiplos agentes quer sejam professores da mesma área cientifica ou de interesse quer sejam "alunos" que podem ter um papel ativo no seu desenvolvimento.
ResponderEliminarO ensino moderno distingue-se em grande parte do tradicional pela introdução de conceitos como a criatividade. Para isso, todo o percurso ensino/aprendizagem tem de ser uma sequência de descobertas que permitam novas aquisições do desenvolvimento das suas capacidades. Neste sentido, os blogues são um recurso crucial para promoção deste ensino dinâmico, interativo e com experiências, animações, desafios e jogos, onde aprender é EXTRAORDINÁRIO!
ResponderEliminarOs blogues são um espaço privilegiado para a partilha de informação, para enriquecer os conteúdos lecionados nas aulas e promover aprendizagens significativas e motivadoras nos alunos.
ResponderEliminarPara além disso, permitem o acompanhamento de conteúdos e materiais pelos encarregados de educação facilitando o papel de orientar e apoiar os filhos nas tarefas escolares.
Tornam o ensino muito mais dinâmico!
Estou disposta a aprender mais sobre o assunto e criar o meu próprio blogue.
Atualmente as tecnologias digitais têm bastante impacto numa educação com qualidade. Incentivar os alunos é fundamental para o sucesso, neste sentido, os blogues são um recurso crucial para uma aprendizagem diversificada e promotora desse incentivo.
ResponderEliminarO conceito de sala “fechada” é cada vez mais insensata e descontextualizada do tempo que os nossos alunos vivem. O blogue pode oferecer um espaço aberto à partilha de conteúdos, local de dialogo entre todos os elemento ativos no processo ensino-aprendizagem. Todas as ferramentas que estão disponíveis para chegar/ motivar os nossos alunos devem ser sempre encaradas como uma mais valia. Devemos estar sempre recetivos à mudança.
ResponderEliminarOs eventuais contributos positivos da tecnologia nas escolas só acontecem quando o professor acredita que a tecnologia lhe poderá trazer algo de útil para a aula. Estes devem proporcionar situações, problemas, exercícios e projetos que conduzam os alunos para níveis autonomia e de conhecimento. O contributo do uso das tecnologias nas práticas educativas poderá proporcionar uma maior literacia tecnológica tanto a estudantes bem como a docentes uma vez que gera níveis motivacionais, mas para isso têm que ser integradas nas atividades curriculares e não apenas acrescentadas.
ResponderEliminarOs blogues são um espaço privilegiado para a partilha de informação, para enriquecer os conteúdos lecionados nas aulas e promover aprendizagens significativas e motivadoras nos alunos.
ResponderEliminarPara além disso, permitem o acompanhamento de conteúdos e materiais pelos encarregados de educação facilitando o papel de orientar e apoiar os filhos nas tarefas escolares.
Tornam o ensino muito mais dinâmico!
Estou disposta a aprender mais sobre o assunto e criar o meu próprio blogue.
Vânia Neiva
Nos tempos de hoje, o recurso às novas tecnologias, no ensino das ciências, é fulcral uma vez que os alunos vivem numa era em que o recurso à internet é sistemática.
ResponderEliminarOs blogues podem ser importantes para que o aluno adquira conhecimentos de forma mais autónoma, comunique com o professor sempre que sinta necessidade, tire dúvidas, realize exercícios, entre outros.
Para além disso, os blogs associados a disciplinas escolares dão ao aluno algumas competências importantes associadas à pesquisa, seleção de informação, produção de textos escritos e uso dos serviços web. Estas competências são fundamentais para o seu percurso académico e profissional futuro.
Destaco a ideia de os blogues permitirem a continuação das aulas para além do edifício físico, Permitirem uma maior interação entre o professor e os alunos para além das aulas e permitirem a partilha entre colegas
ResponderEliminarConcordo plenamente. Como estamos numa era de mudança, a era digital, é muito importante que o ensino não se limite ao espaço de sala de aula, é necessário mudar o modelo de aprendizagem formal. O Blogue, se for um espaço de partilha, pode ser um recurso que suporta diversas estratégias de ensino e de aprendizagem e desenvolve múltiplas competências, nomeadamente, o desenvolvimento da autonomia, da reflexão, da colaboração e da iniciativa.
ResponderEliminarOs blogues como mais uma ferramenta de trabalho, podem funcionar como um complemento às atividades presenciais em sala de aula. Este recurso permite a criação de um espaço dinâmico, partilhado e de descoberta no processo de ensino-aprendizagem.
ResponderEliminarO recurso às novas tecnologias é sempre bastante apelativo e motivador para os alunos. O recurso aos blogues é uma excelente ferramenta no ensino-aprendizagem, proporcionando um espaço privilegiado de diálogo, com um contato mais direto com o professor e com outros colegas, através de fóruns, onde o aluno poderá colocar as suas dúvidas. O blogue pode conter também propostas de atividades de ensino-descoberta onde o aluno terá o seu papel de autor da sua própria aprendizagem.
ResponderEliminarNa impossibilidade de se utilizar as TIC em contexto de sala de aula, os blogs podem constituir uma ferramenta essencial para dar continuidade aos conhecimentos adquiridos. O professor pode estimular a consulta do blog pelos alunos fazendo referência a conteúdos do mesmo durante as aulas sempre que isso seja oportuno. Uma das vantagens desta prática é não só a de disponibilizar aos alunos mais uma fonte de recursos a utilizar nos seus estudos, mas fazê-lo procurando incentivar uma prática de consulta (e estudo) continuada que resulta numa maior autonomia na busca do conhecimento.
ResponderEliminarA utilização do blogue como ferramenta de ensino, não poderia ser uma matéria mais actual face ao contexto que estamos a viver. Enquanto ferramenta ao serviço do ensino permite mais dinamismo, utilização de estratégias inovadoras que poderão potenciar uma aprendizagem mais ativa, divertida e motivadora permitindo, desta forma, um maior desempenho e sucesso escolar mas, sobretudo, uma maior vontade de descobrir e aprender. A aula deixa de estar confinada pelas quatro paredes físicas para passar a ser “o mundo”; deixa de ficar restrita a um tempo de aula passando a estar disponível vinte e quatro horas por dia e à distância de um “click” num smartphone ou outra ferramenta digital qualquer. Partilhar e comunicar numa perspetiva de complementaridade e espírito crítico são, também, mais-valias a considerar.
ResponderEliminarNa educação são inúmeras as vantagens da utilização do blogue como ferramenta para a aprendizagem, desde que haja um projecto a ser desenvolvido. Têm grande poder de comunicação: oferecem espaços de diálogo onde os alunos são escritores, leitores e pensadores.
ResponderEliminarO blog é inovação, atualização, autonomia, criatividade e cooperação. Deve ser uma ferramenta a explorar no ensino-aprendizagem por todos os intervenientes e com mais valias para todos.
ResponderEliminarO blog é inovação, atualização, autonomia, criatividade e cooperação. Deve ser uma ferramenta a explorar no ensino-aprendizagem por todos os intervenientes e com mais valias para todos.
ResponderEliminarEstou plenamente de acordo! Um blogue pode ser a continuidade/complemento do saber transmitido em sala de aula, onde-se disponibiliza materiais complementares às aulas, como textos, apps, vídeos, etc., quando não há tempo de explorar e aprofundar em sala de aula.
ResponderEliminarConcordo plenamente. O uso do Blog que se tornou uma ferramenta indispensável na nossa prática letiva. Surgem como uma mais valia no ensino-aprendizagem, para além do espaço que permite a troca de saberes ao qual podes aceder em qualquer lugar e a qualquer hora.
ResponderEliminarOs blogues são uma ferramenta extraordinária, aliás mais uma, que as tecnologias nos trouxeram. Com recurso ao blogue, podemos estender a nossa ação pedagógica até às casas dos nossos alunos, sem estar com eles fisicamente. Assim, promovemos a leitura de documentos autênticos, a consulta de vídeos, o download de fichas extra para consolidação de conhecimentos, uma interação personalizada com os visualizadores, se assim o entenderem.
ResponderEliminarNo fundo, o blogue ajuda a enriquecer o processo de ensino-aprendizagem para lá dos muros da escola, criando espaço para aquilo que, por vezes, o tempo não permite explorar em sala de aula.
Numa época em que as solicitações e os distratores são cada vez mais e em maior número qualquer que seja a ferramenta que nos permita trabalhar com os nossos alunos desenvolvendo competências e/ou aprofundando áreas de maior interesse é uma ferramenta a considerar. E um blogue é uma ferramenta poderosa porque dinâmica, porque não está confinada a um tempo ou a um espaço rígidos, porque rapidamente se actualiza e nos liga ao Outro com quem partilhamos os nossos interesses, conhecimentos, pesquisas, …
ResponderEliminarCada vez mais há necessidade de desconstruir a noção de sala de aula de forma a que nos aproximemos da realidade social dos nossos alunos. Uma realidade visualmente mais apelativa, digital e que oferece uma interação constante com os demais.
ResponderEliminarOs blogues são ferramentas que têm essas vertentes e que aliada a uma vertente pedagógica oferecem ao aluno, entre outras vantagens, a possibilidade de conhecer recursos que lhe permitem efectuar um processo de aprendizagem diversificado e que não implica uma exposição da sua parte, o que acontece no espaço sala de aula e muitas vezes o prejudica na sua avaliação.
A utilização do blogue como uma ferramenta pedagógica contribuirá para a relação mútua entre o “veiculador” do conhecimento (docente) e o recetor (discente), isto é, o blogue pode ser utilizado como uma “loja” de conhecimento. Os recursos disponibilizados pelo blogue, nomeadamente, os links, os materiais de aula e os conteúdos selecionados irão melhorar ou complementar a aprendizagem dos discentes.
ResponderEliminarA utilização do blogue como uma ferramenta pedagógica contribuirá para a relação mútua entre o “veiculador” do conhecimento (docente) e o recetor (discente), isto é, o blogue pode ser utilizado como uma “loja” de conhecimento. Os recursos disponibilizados pelo blogue, nomeadamente, os links, os materiais de aula e os conteúdos selecionados irão melhorar ou complementar a aprendizagem dos discentes.
ResponderEliminarA utilização de blogues no ensino, nas diversas áreas disciplinares, permite a continuação do processo de ensino-aprendizagem fora da sala de aula possibilitando uma melhoria da atitude e motivação dos alunos, através do uso das TIC, no desenvolvimento de conhecimentos e competências nos processos de aprendizagem e promovendo uma maior autonomia dos alunos.
ResponderEliminarConcordo ... através de um blogue o professor pode potenciar o processo de ensino/aprendizagem dos alunos apresentando o conhecimento sob vários formatos, diferenciando deste modo a pedagogia. Através de um blogue pode-se também propor diversas tarefas aos alunos e promover a discussão, o esclarecimento de dúvidas e a troca de ideias sobre um determinado tópico.
ResponderEliminarO artigo apresentado é muito interessante e concordo com o exposto. Os blogues são uma ferramenta dinâmica e que podem ser muito versáteis para utilização em sala de aula. A capacidade de intervenção assíncrona com os alunos é um ponto muito positivo e útil neste momento de isolamento social em que nos encontramos.
ResponderEliminarConsidero que este artigo vai ao encontro do meu ideal de uma ferramenta útil ao ensino.
ResponderEliminarPossibilita uma extraordinária divulgação de materiais pedagógicos, com a vantagem de todos passarem pelo crivo de quem os faculta. Sendo esta uma mais valia com alunos mais pequenos e suas pesquisas. Os blogs são um instrumento que permitem a alguns alunos desenvolverem mais as suas capacidades. Uma vez que podem ser colocadas ferramentas/tarefas/conteúdos que permitam um maior desenvolvimento curricular, não se limitando apenas aos conteúdos do programa.
Proporciona situações de aprendizagem mais favoráveis ao envolvimento dos alunos. Uma vez que as novas tecnologias ainda se assumem como uma mais valia no ensino.
Também é uma ferramenta que pode ser utilizada como uma forma de divulgação dos trabalhos dos alunos em sala de aula e na escola. Sendo que nesta situação se pode ir divulgando, todo o processo de construção dos projetos em que os alunos estão a desenvolver. Sendo os mesmos alvo de partilha de dúvidas e esclarecimentos individuais.
O blogue educativo pode ser um espaço em que sejam abordados vários temas, podendo funcionar como um fórum, em que os alunos podem intervir, através de comentários e sugestões. O blogue pode ser um complemento ao ensino, já que podemos criar nele um espaço com materiais didáticos e atividades sobre os temas abordados nas aulas. É uma mais valia no processo de ensino/aprendizagem.
ResponderEliminarConcordo com o artigo “Os Blogues no Ensino”, pois estes permitem estender o ensino para fora da sala de aula, melhor motivar os alunos para as aprendizagens pretendidas e para a assimilação das mesmas. Podem servir de plataforma para colocar materiais, potenciar o debate de ideias entre o professor e os seus alunos ou simplesmente entre alunos, desenvolvendo a autonomia dos mesmos.
ResponderEliminar
ResponderEliminarConcordo com o artigo e os comentários. Na verdade o blogue é um veículo que permite aos alunos que não tiveram oportunidade ou não quiseram expor as suas dúvidas em sala de aula. Aqueles que não captaram os conteúdos devidamente, pela perspetiva dos colegas poderão constatar e explorar outros pontos de vista, bem como aprender mais autonomamente e melhor se envolverem no seu processo de ensino-aprendizagem.
Neste momento de confinamento, os blogues de ensino constituem ainda um papel de maior relevância para a aprendizagem, pois permitem enviar materiais, de forma prática, e aos alunos discutir opiniões diretamente entre si, sobre conteúdos e trabalhos desenvolvidos ou a desenvolver
Nuno Machado
Ao longo dos anos, os instrumentos/recursos digitais a que os professores podem recorrer são cada vez mais diversificados e completos. O ”canivete suíço” tecnológico tem aumentado de espessura por serem cada vez mais as valências que o integram. Desde o Edpuzzle, ao Padlet, passando pelo Plickers, pelo Quizlet, pelo Google Classroom, pelo Microsoft Teams e, mais recentemente, pelo Zoom, entre tantos outros, os desafios que nos lançam são cada vez maiores. Nesses desafios, estão os blogues, que têm subsistido ao tempo, provavelmente pelo seu carácter mais intimista e de utilidade para os que neles se reveem. Há-os “para todos os gostos”. Os que se referem neste artigo, relacionam-se com o ensino. Estes, pela sua natureza e pelo público-alvo, devem obedecer a regras claras, bem definidas, integradoras e que respeitem a instituição a que os docentes e os destinatários primários estão afetos. Um blogue pode ser extremamente útil. No entanto, o “cemitério de blogues” estará, com certeza, sobrelotado. Para que o blogue que criemos, não faleça antecipadamente, há que o projetar com rigor e verificar da nossa disponibilidade para o manter. Um blogue permite ser criativo, inventivo, focado, direcionado, apelar ao rigor, por exemplo, científico, ajudar a desfazer mitos e a combater “Fake News”. Deve ser atrativo, apelativo e cativar ao longo do tempo os que o consultam. Mas é um “bichinho caprichoso e sedento. Há que o alimentar com regularidade, fugindo de lugares comuns. Permite aninhar conteúdos, notícias, promover discussões e debates, ora mais alargados, ora mais intimistas e até privados. Permite que se moderem e crivem as intervenções. Aos alunos, pode dar aconchego. O aconchego de que os recursos estão ali, à disposição. O aconchego de poderem recorrer-lhe a qualquer hora, no seu ritmo pessoal. Permite explorar no silêncio. Permite complementar a aula e ir mais além. Permite esclarecer dúvidas sem receio de julgamentos apressados ou cruéis. Pode ser útil a outros alunos, a outros colegas professores, a pais e encarregados de educação. Pode ser escrito a duas ou mais mãos. A ordem cronológica inversa típica, regula e “domestica”. Provavelmente, se perguntarmos aos cadernos de apontamentos dos professores o que querem ser quando forem crescidos, provavelmente, responderão: “- Quero ser um blogue”. Vou começar a aventurar-me nestes territórios e agradeço muito as informações que aqui são disponibilizadas, neste blogue, que nos ensina, encoraja e motiva.
ResponderEliminarOs blogues rompem com a forma tradicional de ensinar. Cada aluno, poderá aprender mediante:
ResponderEliminar. o seu próprio ritmo,
. de forma divertida, não estando confinado a um tempo ou a um espaço rígido;
. estimulam a participação;
. permite a continuação e ampliação do trabalho desenvolvido em sala de aula;
. potencia o desenvolvimento de múltiplas competências;
. complementa o ensino à distância.
Muito boa referência às potencialidades dos blogues como complemento às atividades letivas.
ResponderEliminarNo caso da educação física com a necessidade de aproveitar todo o tempo de aula para atividade prática, as componentes teóricas podem ser trabalhadas fora da aula com recurso a estes meios.
A interação com os alunos é um dos aspetos que pode ser motivador para a participação destes nas atividades propostas.
Estando a iniciar um caminho neste mundo dos Blogues, o artigo funcionou como um incentivo à minha própria aprendizagem desta ferramenta.
ResponderEliminarDuas palavras-chave: comunicação e interação.
Os blogues podem ser, no ensino, um instrumento de grande utilidade, pois, com liberdade de expressão, potenciam entre alunos e professores, a partilha de opiniões, a comunicação e a interação e mesmo a reflexão.
Pela rapidez e facilidade, pelos recursos tecnológicos "pouco exigentes", são também apelativos.
Nestes espaços, todos, mesmo os mais reservados, podem comunicar e desenvolver um trabalho colaborativo, com grande proximidade.
Clara Penha
Concordo com o apresentado.
ResponderEliminarOs blogues podem ser um complemento às atividades de sala de aula.
Os blogues são mais uma oportunidade de interação com os professores e contribuem para o enriquecimento do ensino-aprendizagem, além de melhorarem as capacidades e competências digitais dos alunos.
Um blog pode constituir uma excelente ferramenta de trabalho no ensino. Pode ser utilizado pelo professor para partilhar conteúdos que os alunos exploram de forma autónoma sendo um complemento para a sala de aula. Permite a interação professor-aluno e numa fase ideal os próprios alunos podem contribuir para o trabalho desenvolvido. Através de um blog é possível promover o interesse e envolvimento dos alunos por diferentes temáticas.
ResponderEliminarNos tempos que correm, onde a sala de aula invertida assume uma maior relevância, um blog pode assumir um papel muito importante.
Sugestões e opiniões muito interessantes sobre a utilização dos blogues e com uma clareza cativante, ou seja, dá vontade de dizer “ Por que é que eu não comecei mais cedo a usar esta ferramenta?”.
ResponderEliminarTodas as sugestões vão de encontro ao estipulado no perfil dos alunos e de acordo com a minha experiência nestas duas semanas de atividades letivas suspensas e contacto com os alunos e suas famílias pela plataforma Classroom, verificamos que até aqueles alunos que eram menos cumpridores, viviam agora um ambiente de motivação mútua, no espaço familiar, para a realização das tarefas mesmo fora dos prazos estipulados.
No entanto continuo a ter dificuldades em gerir (imaginar, construir e inserir os dados no blogue) para toda a diversidade de alunos que se encontram abrangidos pelo dec- lei 54, alguns deles quase não leitores e não escritores que necessitam de muito apoio individualizado na sala de aula para a concretização das atividades. Para muitos, nas suas medidas adicionais, acabamos por valorizar muito a sua participação oral.
Agora fica a dúvida no 3º período vou continuar a usar a Classroom do Google ou vou construir um blogue para acompanhar os meus alunos? Em jeito de quem fala consigo própria, estou a pensar que se calhar visualmente era melhor. Acho que vou gostar de fazer este caminho. Dentro das minhas possibilidades, claro.
O recurso aos blogues é, com certeza, uma mais-valia como ferramenta de auxílio ao processo ensino/aprendizagem, através da apresentação e partilha de recursos digitais que servem de complemento ao trabalho realizado em sala de aula, motivando assim os alunos para consolidar e aprofundar os seus conhecimentos e aprendizagens.
ResponderEliminarO blogue é uma ferramenta e um recurso importante para tirar duvidas, expor matéria nova, colocar atividades lúdicas on line, ... Permite ao professor manter/desenvolver o processo de ensino-aprendizagem fora do espaço aula e permite aos alunos estar, confortavelmente, em casa a executar as tarefas solicitadas. Neste tempo de isolamento social é uma ferramenta muito positiva e poderosa para que os alunos continuem as suas aprendizagem, troquem ideias e resolvam enigmas.
ResponderEliminarO blogue é uma ferramenta poderosa e um recurso importante para aprender matérias novas, consolidar aprendizagens e desfrutar de atividades lúdicas on-line. É muito positivo pois o processo ensino-aprendizagem continua no exterior do espaço aula e o aluno pode estar, confortavelmente, em casa a usufruir desta possibilidade de ensino / lazer. Neste tempo de isolamento social pode ser um modo de descomprimir do stress.
ResponderEliminarAna Cristina da Luz Costa
O blogue é um meio facilitador na construção do processo de ensino-aprendizagem visto que poderá servir para lançar conteúdos de interesse para qualquer disciplina. Poderá ainda potenciar a discussão de diferentes temas criando infinitas possibilidades na elaboração de conclusões acerca do tema lançado.
ResponderEliminarO blogue é, sem dúvida, uma ferramenta enriquecedora do processo ensino/aprendizagem, quer para os professores - pois permite o acesso e a partilha de informação e ideias -, quer para os alunos - uma vez que pode reunir uma grande variedade de recursos e conteúdos, bem como a possibilidade de entreajuda entre colegas e a exposição de dúvidas.
ResponderEliminarmuito interessante para esta etapa da nossas vidas. Fico com estas palavras.
ResponderEliminar... novas formas de comunicação e interactividade...
Rosário Sousa
Os aspectos positivos para o emprego dos blogues na Educação são inúmeros.Realmente,o blog é uma nova forma de "aprender" e "ensinar", permitindo maior dinamismo no processo de construção do conhecimento e funcionando como uma ferramenta fantástica para divulgação do mesmo, estimula a criatividade, é um espaço aberto que facilita a interação,transmissão de informação e partilha de ideias e pode dar apoio e continuidade a um conteúdo que foi iniciado na aula, entre outras coisas.
ResponderEliminarDe qualquer forma, embora seja um ambiente favorável para a aprendizagem,necessita de certas condições para que a sua potencialidade seja utilizada em pleno.Uma dessas condições tem a ver com o papel do professor. Este tem de se adequar às novas tecnologias e repensar o seu papel,não continuando a ser o único detentor e transmissor de conhecimento.
Antes de mais o blogue,é um espaço e partilha,em que o professor poder rentabilizar as novas tecnologias. E um espaço em que todos os alunos podem trabalhar em igualdade.
ResponderEliminarBoa tarde, agradeço a oportunidade de "pegar" nesta ferramenta que me tem passado ao lado, estou expectante com o potencial de um blog para o meu trabalho docente!
ResponderEliminarCumprimentos
Na minha opinião, os blogues podem assim ser uma extensão da sala de aula, constituindo um espaço de interação, assim como um objeto de divulgação de informação. A sua utilização em sala de aula, permite atribuir um carater dinâmico às aulas ou simplesmente surgir como uma alternativa à rotina diária. Alternativa essa que vai ao encontro da promoção da igualdade de aprender, tendo em conta que nem todos os alunos aprendem da mesma forma.
ResponderEliminarNa minha opinião, os blogues podem assim ser uma extensão da sala de aula, constituindo um espaço de interação, assim como um objeto de divulgação de informação. A sua utilização em sala de aula, permite atribuir um carater dinâmico às aulas ou simplesmente surgir como uma alternativa à rotina diária. Alternativa essa que vai ao encontro da promoção da igualdade de aprender, tendo em conta que nem todos os alunos aprendem da mesma forma.
ResponderEliminarUm blogue bem construído e dinâmico pode tornar-se uma ferramenta muito poderosa para o professor (em particular nos dias que correm…) abrindo uma “porta” para o mundo exterior.
ResponderEliminarNum Blog temos o espaço para podermos cooperar/partilhar tornando o ensino mais autónomo e a aprendizagem mais efetiva.
ResponderEliminarNuno M F Machado
Os blogues são uma ferramenta que pode ser muito útil no nosso trabalho docente. As aulas são um espaço físico e temporal limitado. Um blogue é um espaço virtual que nos permite a aprendizagem, a partilha, o ir mais além.
ResponderEliminarPerspetiva muito interessante! De facto, uma forma diferente de comunicar e de partilhar, e que o distanciamento físico pode ser compensado pela proximidade de papeis, sendo o enriquecimento mútuo.
ResponderEliminarEste é um artigo interessante para os professores ou educadores que procuram argumentos acerca das vantagens de utilizar os blogues no ensino. Na minha opinião, o papel do blogue como organizador de informação ou sala de aula virtual, onde os conteúdos e atividades estão disponíveis para consulta em qualquer altura e lugar, já não é um dos mais importantes, uma vez que hoje em dia existem imensas ferramentas que nos oferecem esta utilidade com a mesma ou melhor eficácia. A meu ver o blogue destaca-se pela possibilidade de troca de ideias, debate e colaboração entre os membros de determinada comunidade educativa e pela estimulação da criatividade dos alunos propondo-lhes a execução de um caderno diário virtual ou de trabalhos ao longo do ano, em que a sua evolução é facilmente rastreada, assim como o seu envolvimento na sua aprendizagem. O blogue surge como uma estratégia para aprender a fazer. Desta forma creio que a aprendizagem de conteúdos acaba por ser mais efetiva por parte dos alunos, se esta vertente dos blogues for explorada da maneira correta.
ResponderEliminarTal como aqui referido, os blogues permitem estreitar relações entre todos os elementos da comunidade educativa, tirando a Escola da Escola.
ResponderEliminarExcelente síntese da importância que um blogue pode desempenhar no papel de um professor e na consolidação e partilha de conhecimento. Espero conseguir "picar", pelo menos, alguns destes pontos. Obrigado pela reflexão.
ResponderEliminarOs blogues constituem-se como ferramenta de trabalho escolar com potencial para proporcionar experiências enriquecedoras para a formação de cidadãos capazes de resolver problemas e de intervir na sociedade de forma esclarecida. Esta metodologia pedagógica contribui para a promoção da literacia científica dos alunos e para o desenvolvimento de capacidades e atitudes necessárias a uma participação responsável e ativa em tomadas de decisão relacionadas com a ciência e com a tecnologia.
ResponderEliminarEm meio escolar, o blogue é uma ferramenta que pode contribuir para o desenvolvimento da literacia científica e digital dos alunos, apelando ainda ao progresso na sua autonomia e ao despertar do sentido crítico.
ResponderEliminarOs blogues constituem-se com potencial para o desenvolvimento da literacia científica e digital dos alunos, permitindo ainda o despertar do seu sentido crítico na análise do mundo que nos rodeia.
ResponderEliminarExcelente síntese da importância que um blogue pode desempenhar no papel de um professor na partilha e consolidação de conhecimento. Espero conseguir "picar", pelo menos, alguns destes pontos. Obrigado pela reflexão.
ResponderEliminarMais do que nunca vivemos uma era digital. O ensino atravessa um momento único. Todas as ferramentas/plataformas disponíveis servem de base para divulgação e disseminação da informação. Os blogues no ensino assumem um papel importante visto "normalmente" serem desenvolvidos por quem demonstra algum interesse por determinado tema. O acesso aos blogues proporciona uma aprendizagem colaborativo num ambiente onde trocam ideias várias pessoas com os mesmos interesses.
ResponderEliminarEste artigo vai ao encontro da problemática "Educação Inclusiva". Oferece uma reflexão sobre diferentes estratégias e ofertas pedagógicas à heterogeneidade de alunos que carateriza as escolas dos dias de hoje.
ResponderEliminarA rápida evolução da tecnologia provocou grande impacto em vários setores da sociedade, levando a uma tão necessária reflexão do seu impacto na educação. A mais recente geração não “vive” sem internet. Essa dependência deu origem a novas formas de aprendizagem, de transmissão do conhecimento e, principalmente, despertou nos educadores a necessidade de uma revisão na metodologias de ensino. Dentro das ferramentas digitais, os blogues são um recurso, que pelo seu formato, dinamismo, inteartividade, ..., são um excelente meio complementar.
ResponderEliminarUm Blogue pode, efetivamente, ser uma ferramenta importante no ensino. Consegue introduzir-se, de forma discreta, na vida dos alunos, prolongando a ação do professor para além das paredes da escola. no caso da Educação Pré-escolar pode ter a vantagem de estabelecer um elo entre o Jardim e as famílias, oferecendo-lhes uma visão mais objetiva do que se pode viver com a criança levando-a a aprender e crescer. Pode ser uma extensão criativa e agradável da influência pedagógica da sala de aula.
ResponderEliminarOs blogues serão uma ferramenta apelativa e enriqucedora para os nossos alunos, especialmente agora, nesta época tão difícil do nosso ensino...
ResponderEliminarConcordo com o que diz pois, nos dias de hoje sentimos, muitas vezes, a necessidade de adaptar ao ensino novas metodologias, mais apelativas, de forma a captar a atenção do nosso público alvo e, com os blogues podemos criar um local de partilha de experiências e informação, levando os nossos alunos a participar e a interagir fora da sala de aula.
ResponderEliminarEstou totalmente de acordo com o artigo. Só tenho pena que as redes sociais mais populares tenham vindo ocupar uma boa parte da blogosfera, mesmo na área da educação. É verdade que exigem muito menos investimento na sua manutenção e têm mais visibilidade, mas carecem muitas vezes de conteúdo, foco e consistência.
ResponderEliminarOs blogues no ensino são a maia valia na era digital.
ResponderEliminarA nossa vida mudou completamente com a chegada da internet! Crianças/alunos, pais, docentes… estão cada vez mais familiarizados com este motor de pesquisa, encontrando respostas aos seus interesses, curiosidades, complementaridade de conhecimentos a nível pessoal ou profissional, na concretização de hobbis e formas de comunicação. Assim sendo, os blogues são ferramentas bastante enriquecedoras, para promover métodos de aprendizagem interativa para os alunos, comunidade educativa, colegas,… onde a partilha de conhecimentos e recursos, poderão enriquecer o conhecimento e abrir caminhos de partilha e interajuda a nível pessoal e profissional.
ResponderEliminarConcordo plenamente com o artigo, já que os blogues são ferramentas muito dinâmicas, atrativas, motivadoras e interativas, a que qualquer "Leitor"/aluno/EE pode aceder em qualquer lugar e de acordo com as suas dinâmicas e ritmos.
ResponderEliminarPenso que os Blogues aplicados ao ensino serão mais uma estratégia para divulgar informações, dar continuidade, reforçar ou explorar conteúdos trabalhados em sala de aula. Ao serem motivadores e apelativos criam uma dinâmica positiva entre o professor e os alunos.
ResponderEliminarNestes dias de Ensino à Distância todas as ferramentas digitais ao nosso dispor são uma mais valia, tanto para nós professores como para os alunos. Assim, os blogues constituem uma ferramenta que, aplicada ao ensino, pode incentivar os alunos a serem mais participativos e ativos nas suas aprendizagens.
ResponderEliminarNa minha opinião os blogues são uma mais valia no processo de ensino, pois são espaços onde é possível reforçar conteúdos trabalhados em sala de aula. Por outro lado, são também espaços que podem ser apelativos, cativando o interesse por parte dos alunos, e assim promover um espaço de partilha, pesquisa e entreajuda entre os alunos.
ResponderEliminarOs Blogues no ensino são uma ferramenta que permite estruturar informação relevante sobre uma ou mais áreas específicas, promovendo a cooperação entre membros com interesses e questões comuns, bem como permitindo a sensibilização e partilha de ideias com alunos e/ou famílias.
ResponderEliminar