segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Considerações na Criação do Blogue, no Ensino.


Pontos a ter em atenção na criação de um Blogue,
para o Ensino






Tema
Conteúdo
Público alvo
URL – Endereço do Blogue
Divulgar o Blogue
Regularidade
Incentivo à participação e aos comentários

O mais difícil na concepção do Blogue é saber o tema que o blogue irá tratar.

No ensino devemos conceber o Blogue para a nossa área de disciplina / área nuclear ou projeto de escola.

Não devemos ficar presos a uma só ideia, devemos tentar, ao longo do tempo, abordar perspectivas diferentes sobre os vários conteúdos que vamos tratando.

Devemos disponibilizar os conteúdos em diversos formatos.

O blogue tem que ser rico em conteúdo, ter informação pertinente, útil e adequada à faixa etária ou nível de ensino que estamos a trabalhar.

As frases devem estar devidamente estruturadas e o texto deve ser de fácil leitura e compreensão.

URL( Uniform Resource Locator ) é o endereço do blogue na internet.

No caso dos blogues do Blogger, é “nome do teu blogue.blogspot.com”.

O nome do teu blogue deve ser o mais sugestivo possível para o tema que te propões trabalhar.

Por melhores que sejam os seus conteúdos ou temas abordados no teu blogue, só serão conhecidos se os divulgares.

Divulga junto dos teus alunos, na tua escola, aos teus amigos e nas redes sociais.

Podes também potenciar a divulgação através de comentários noutros blogues sobre o mesmo tema, participação em fóruns de discussão, artigos de opinião em jornais e redes de artigos científicos.

Desenvolve um logótipo para reforçar a imagem de marca do teu blogue.

Mantém a expectativa nas publicações e ao longo do tempo.

Quanto mais envolveres o leitor e o incentivares à participação, maior será a vontade dos leitores voltarem ao teu Blogue.

Partilha experiências e convida à troca de saberes e vivências.

O Teu Blogue é um ponto de encontro para troca de experiências e vivências.




12 comentários:

  1. Os blogues podem ser ferramentas educativas eficazes uma vez que promovem a literacia verbal e visual, possibilitam a aprendizagem colaborativa e estão acessíveis de igual modo a vários grupos etários e fases de desenvolvimento educativo. É neste contexto que os blogues aparecem como uma ferramenta de eleição no ensino das línguas estrangeiras, permitindo a participação ativa dos alunos, a interação e colaboração entre pares e a comunicação intercultural autêntica com nativos, neste caso da língua inglesa, geográfica, e até culturalmente, distantes. O uso dos blogues nas aulas de Inglês dá aos alunos a possibilidade de comunicarem na língua estrangeira sem medo de cometerem erros, para desenvolverem as suas competências comunicativas, podendo este processo estender-se para além da sala de aula.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde!
    Penso que os blogues são mais uma ferramenta de partilha de ideias. Permitem o desenvolvimento da escrita e da leitura. No entanto, implicam o desenvolvimento e conhecimento das novas tecnologias por parte de quem as usa. Podem ser um apoio no ensino, uma vez que são um meio de partilha e comunicação dos mais diversos temas.

    ResponderEliminar
  3. Considero que os blogues no ensino, são cada vez mais importantes como uma ferramenta de trabalho com imensas potencialidades pedagógicas, nos diferentes níveis de ensino.

    ResponderEliminar
  4. O blogue é um recurso pedagógico bastante atrativo e promotor de aprendizagens significativas para os alunos. Permite a partilha de materiais de uma forma mais apelativa e dinâmica, utilizando o meio digital muito apreciado e usado pelos alunos.

    ResponderEliminar
  5. As novas tecnologias permitem novas formas de aprender criando, deste modo, um maior dinamismo no processo de construção do conhecimento, dentro e fora da sala de aula. Os blogues são mais uma ferramenta que contribui para o sucesso desta aprendizagem, aumentando a interação pedagógica entre professor e o aluno. Podem ser um excelente recurso para cativar alunos e envolvê-los, ainda mais, em todo o processo de ensino/aprendizagem.

    ResponderEliminar
  6. Os blogues são uma excelente ferramenta de comunicação de conteúdos, particularmente do ponto de vista do ensino-aprendizagem, na medida em que permitem o acesso assíncrono à informação, o feedback partilhado entre os vários participantes nos blogues, por via dos comentários, e a expansão de conteúdos para além do que muitas vezes está previsto nos currículos e que, não raramente, desperta o interesse dos alunos.

    ResponderEliminar
  7. Os Blogues no ensino poderão ser um excelente espaço de partilha entre docentes da mesma área.
    São um espaço onde se poderá dividir ideias, interesses e pensamentos.

    ResponderEliminar
  8. Os blogues permitem que os educadores partilhem recursos e materiais didáticos, como planos de aula, atividades, vídeos e apresentações,...
    O seu uso no contexto pré-escolar pode ser um pouco diferente do ensino do primeiro ciclo. No entanto, podem ser adaptados de forma criativa para atender às necessidades e capacidades das crianças do grupo pré-escolar. Podem ser uma ferramenta educacional divertida e interativa, permitindo que as crianças partilhem as suas experiências, expressões criativas e explorem tópicos de interesse.

    ResponderEliminar
  9. Os blogues podem ser uma ferramenta excelente para potencializar o ensino, proporcionando uma plataforma interativa e acessível para partilhar informações, ideias e recursos educacionais. No ensino pré-escolar a sua utilização pode ser um pouco diferente do ensino do 1º ciclo, no entanto, podem ser adaptados de forma criativa para atender às necessidades e capacidades das crianças do grupo pré-escolar. Podem ser uma ferramenta educacional divertida e interativa no pré-escolar, permitindo que as crianças partilhem suas experiências, expressões criativas e explorem tópicos de interesse.

    ResponderEliminar
  10. Os blogues ,começo a concordar, são realmente mais um bom recurso para trabalho . Têm várias ferramentas que podemos utilizar e ainda têm espaço de opinião que os torna dinâmicos interativos e muito diversificados.

    ResponderEliminar
  11. Considero que os blogues são uma mais valia. Claro que há que termos disponibilidade, carolice e vontade de comentar, acrescentar, incentivar, para isso devem ser apelativos concisos e com conteúdos úteis que sejam uma ferramenta motivadora ou mais uma ferramenta de trabalho na sala.

    ResponderEliminar

Partilha as tuas ideias e experiências.